terça-feira, 19 de março de 2019

Potencial elétrico

Livro didático - Capítulo 4

Sabemos que uma carga pontual cria um campo elétrico. Ao colocarmos uma carga de prova q próxima a carga geradora, ela será atraída ou repelida adquirindo uma energia potencial.
O potencial elétrico é uma grandeza escalar definida como a razão entre a energia potencial elétrica e a carga de prova:


A unidade no SI é J/C = V (volt)

Quando uma lâmpada é ligada a uma tomada 110V, cada 1C que se deslocar de um terminal para outro receberá 110 J de energia do campo elétrico existente na tomada.

1C de carga elétrica equivale à soma das cargas elétricas de aproximadamente 6,25x1018 elétrons.

Diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um campo elétrico uniforme


Vamos considerar uma região de um campo elétrico uniforme, de intensidade E, e uma carga pontual +q colocada em um ponto A da região.


Se quisermos deslocar a carga elétrica do ponto A até o ponto B, precisaremos realizar um trabalho, fornecendo-lhe energia.

 Dividindo todos os termos por q:


Escrevendo em função do potencial elétrico, temos


A diferença de potencial elétrico entre os pontos A e B, que indicamos como VA – VB, ou simplesmente VAB, é conhecida como tensão elétrica.

No caso do campo elétrico uniforme, podemos calcular VAB em função do campo elétrico e da distância entre as placas geradoras do campo:


Dessa forma, podemos medir a intensidade de um campo elétrico em N/C ou em V/m, isto é,

1 N/C 1 V/m

Vídeo



Vídeo que possibilita o entendimento de alguns conceitos de eletricidade - corrente elétrica, diferença de potencial, potência e geração de energia elétrica.

Exercícios

  • p. 54 
  • p. 57

Nenhum comentário:

Postar um comentário