y = mx + n
onde:
m é o coeficiente angular
n é o coeficiente linear
x e y são coordenadas de um ponto qualquer da reta
Hoje vamos construir uma reta utilizando os dados de tempo e distância percorrida por um aluno em linha reta. Qual o significado físico dos coeficientes m e n neste contexto?
Atividade 1
Material necessário: papel, lápis, régua, barbante, cronômetros (celular)Organização: grupos de 5 alunos
Em uma folha de papel, construa a tabela como abaixo:
tempo (s) | distancia (cm) | |
1 | ||
2 | ||
3 | ||
4 |
Marque em um pedaço de barbante (aproximadamente 2 metros) distancias iguais de 30cm.
No pátio da escola, posicione 4 alunos em fila cada um com um cronometro. Escolha um ponto inicial como referencia e anote a distancia de cada aluno ao ponto de referencia, em linha reta.
O quinto aluno deve partir do ponto de referencia e correr em linha reta passando pelos demais colegas inicialmente posicionados. Ao iniciar a corrida, todos os cronômetros devem ser zerados. Os cronômetros serão parados quando o corredor passar em frente ao respectivo aluno.
Anote os tempos na tabela.
Atividade 2
Material necessário: computador com ExcelConstrua no Excel um gráfico com os dados da tabela da atividade anterior. Cada aluno deve ter o seu gráfico.
Clique aqui para ler as instruções sobre construção de gráfico no Excel.
Ao finalizar a atividade, envie o seguinte e-mail:
· Título: Equação reduzida da reta – 3º xxxx
·
Anexo: arquivo do Excel
·
Assunto:
Equação encontrada: y = mx +n (substitua
pela equação encontrada).
O coeficiente m fisicamente
representa ......... e o coeficiente n é ........
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